Singletasking – O livro de “Devora Zack” que trata do desafio de se ter foco em uma única tarefa

Por
em Notícia

É possível desempenhar várias tarefas complexas ao mesmo tempo? Não.

Já sabemos que não. Pelo menos alguns de nós sabemos, tanto que abolimos falar ao celular e responder torpedos enquanto dirigimos.

No entanto, quem já não se viu numa situação desse tipo?

Estava lendo um texto complexo, e alguém entrou na sua sala e fez uma pergunta rápida. Você responde educadamente e, quando a pessoa sai, precisa voltar duas páginas atrás para conseguir retomar a leitura. Ou então está conversando com o seu chefe, explicando que precisa do apoio dele para uma decisão difícil, mas ao mesmo tempo em que fala com você, ele responde e-mails, digita no celular e organiza uma pilha de papéis em cima da mesa. No final, ele diz: ok, tudo bem. Mas você sai da sala com a impressão de que ele não ouviu o que disse, e não tem certeza se realmente vai lembrar no futuro que apoiou sua decisão.

Desempenhar várias tarefas complexas ao mesmo tempo é uma ilusão.
Na verdade, o que se está fazendo é dar atenção simultânea e superficial para fontes de informação que competem entre si. O motivo já pode ser explicado cientificamente pela neurociência: qualquer tarefa desafiadora envolve o córtex prefrontal do cérebro. Dar duas tarefas que exigem foco para o córtex prefrontal sobrecarrega e confunde o cérebro.

Fazer uma tarefa de cada vez, de forma concentrada e focada, pode melhorar o desempenho, o humor, aumentar a energia e disposição.

A autora ensina a praticar o foco em uma tarefa. Destaco aqui algumas recomendações:

1. Gerencie de maneira proativa visitantes não planejados, feche os canais de mídias sociais e mantenha o foco de maneira ininterrupta durante reuniões e conversas;

2. Fazer uma tarefa de cada vez requer foco, que requer energia. Recupere seu vigor durante o dia com pequenos intervalos para relaxar;

3. Pensamentos não planejados podem tirá-lo do foco. Quando tiver algum pensamento interessante que não queira perder, anote-o para revisão futura. Não o deixe dando voltas em sua mente.

Recomendo fortemente o livro para leitura e debate entre pais e filhos (os jovens acreditam fortemente que são multitarefa), líderes de grupos da geração Y e Z e para todos os viciados no hábito, tão comum nos dias atuais, de fazer várias tarefas complexas ao mesmo tempo.

Silvina Ramal
Sócia ID

Recent Posts

Deixe seu comentário

13 − onze =

Contato

RJ +55 (21) 2112-4887
SP +55 (11) 2450-7347