Vale

Educação para a Sustentabilidade

Desafio

Integrar as ações de educação ambiental, educação das comunidades e outras iniciativas de responsabilidade social em 11 estados brasileiros, inclusive alinhando as ações com as normas, requisitos e padrões globais do GRI (Global Reporting Initiative).

SOLUÇÃO ID

ID Construção do modelo, projeto e ações do Programa de Educação para Sustentabilidade da Vale nas dimensões interna (Companhia) e externa (comunidades em que a Vale atua), envolvendo: lideranças, formação técnica, formação de multiplicadores, atitude sustentável, formação educacional (educação básica) e comunidade. Construção de parâmetros para contratação, formação e avaliação de fornecedores da Companhia de forma a garantir o alinhamento dos terceiros com a cultura de sustentabilidade.

Resultado

Aceleração do processo de mudança de cultura, na Companhia, com a adoção progressiva de novas práticas de trabalho e produção. Avanço na revisão do negócio a partir de uma nova concepção de desenvolvimento, com novas competências e novas atitudes que levem em conta a sobrevivência das gerações futuras com os mesmos recursos e o mesmo bem-estar.

Trilhas técnicas para 15 mil empregados da operação, construção do catálogo de cursos e capacitação do pessoal em 11 estados brasileiros.

Desafio

Mapear as competências de mais de 15 mil empregados que trabalham na produção e na logística da Vale – em ferrovias e também em usinas, portos e minas. Construir o catálogo de cursos e capacitar o pessoal em 11 estados brasileiros.

SOLUÇÃO ID

Mapeamento de competências e construção das trilhas técnicas para capacitação dos técnicos operacionais da Vale. Produção de mais de 400 cursos presenciais e mais de 100 cursos on-line. Capacitação de multiplicadores internos para replicação do conhecimento crítico. Gestão da implementação do programa em 11 estados brasileiros, a partir de KPIs predefinidos.

Resultado

Mais de 15 mil empregados capacitados. Mais de 400 educadores internos formados no programa “Educadores pra Valer”. ROI de treinamento calculado em mais de 100% de retorno do investimento. Na Vale, no ano seguinte: elevação do lucro líquido para o recorde de US$ 11,8 bilhões, com aumento de 62,9% em relação ao ano anterior. Recordes na produção de 9 diferentes produtos, incluindo o minério de ferro. Para a gestora do programa na Companhia, “nossos empregados da área técnica operacional, agora, aprendem de forma mais eficiente e duradoura”.

Most Recent Projects
Contato

RJ +55 (21) 2112-4887
SP +55 (11) 2450-7347